Quando você se torna um especialista? E quando pode se chamar assim?
Existem inúmeras profissões que alguém pode seguir e alcançar sucesso, mas, para esta questão, usarei minha carreira pessoal como fotógrafo.
Sempre estive perto de câmeras—seja como ator ou cineasta. Mas, nos últimos cinco anos, fiz a transição para a fotografia de retratos e trabalho como freelancer para diversas marcas e clientes particulares. Vivo bem dessa carreira e, graças ao sucesso, consegui construir uma base sólida de apoio para o meu trabalho, além de outras fontes de renda que impulsionam meu crescimento profissional.
No entanto, será que já cheguei a um ponto em que posso oficialmente me chamar de especialista na área? Tenho tanta confiança no meu conjunto de habilidades que posso cobrar qualquer valor por um ensaio e justificar esse preço com base na minha experiência? Independentemente de ser fotógrafo ou seguir qualquer outra profissão, será que alguém realmente se torna um especialista em algo?
O que é um especialista?
A definição de “especialista” é alguém que tem conhecimento ou habilidade autoritária em uma área específica. Mas eu discordo dessa afirmação.
Você acha que um banqueiro deve ser considerado um especialista financeiro? Ou que um médico deve ser considerado um especialista em medicina? Existem inúmeros consultores financeiros na história que acabaram falidos. Existem médicos que acreditam que determinado medicamento é bom para você, enquanto outros nunca o prescreveriam. Proclamar-se especialista simplesmente com base no conhecimento em um campo específico não faz de você uma autoridade.
Em vez disso, o que realmente define um especialista em qualquer área é uma combinação de habilidades e a capacidade de aplicá-las em diversas circunstâncias.
Por exemplo, eu sei operar uma câmera. Sei carregar um filme, expô-lo corretamente à luz e compor uma imagem estética. Mas e se eu estiver fotografando um evento com mais de 500 pessoas circulando? Ou capturando imagens com flash em uma boate escura? E se eu estiver fotografando uma celebridade que tem tempo limitado e preciso acertar tudo na primeira tentativa, sem margem para erro? Um verdadeiro especialista consegue encarar todas essas situações e ainda aplicar os mesmos conhecimentos e técnicas sem se intimidar ou se sentir inseguro. E é essa mesma compreensão que torna os freelancers um recurso tão valioso no mundo todo.
Qual é o papel do título de “especialista” no mundo freelancer?
Freelancers são especialistas à sua maneira, pois têm a capacidade de executar diversos trabalhos para diferentes clientes.
O principal motivo pelo qual alguém opta por trabalhar como freelancer é a liberdade de trabalhar para si mesmo. Freelancers querem horários flexíveis e um estilo de vida criativo e dinâmico. E, sendo altamente qualificados no que fazem, também entendem que sempre há espaço para melhoria.
Acredito que um verdadeiro freelancer especialista está sempre em busca de oportunidades para aprimorar suas habilidades. No meu caso, estou constantemente interagindo com outros fotógrafos para aprender sobre suas técnicas e abordagens. Adoro observar como outro fotógrafo molda a luz em uma cena. Pergunto sobre os equipamentos que usam, os tipos de fotos que gostam de tirar, os fotógrafos que os influenciaram—qualquer coisa que possa despertar minha criatividade e me inspirar a continuar aprendendo.
A sede por conhecimento é o que torna um freelancer tão valioso para os outros. As pessoas querem contratar alguém que possa solucionar problemas, trazer uma nova perspectiva e oferecer uma abordagem diferente para uma situação. Um verdadeiro freelancer especialista não se comporta como uma autoridade ditando o que os outros estão fazendo errado, mas sim como um colaborador que traz clareza e orientação para alcançar o resultado desejado.
Como se tornar um especialista?
Agora, você pode ser extremamente competente no que faz, mas isso não significa que esteja pronto para se declarar um especialista. Então, como se tornar um especialista de verdade?
Eu certamente não me consideraria um especialista em fotografia. Outro dia, estava em uma loja de filmes comprando suprimentos e perguntei a um jovem atendente sobre alguns produtos químicos que estava pensando em comprar para revelação. Ele me explicou detalhadamente e, em seguida, me mostrou algumas de suas próprias fotos reveladas com aqueles materiais—fiquei impressionado. Cada foto era incrivelmente nítida e vibrante. Ele tinha um ótimo domínio da iluminação e composição e, além disso, ele mesmo revelava e escaneava os filmes! Ele era pelo menos cinco anos mais jovem do que eu e, ali estava ele, me ensinando sobre química e como era fácil usar aquele equipamento. Claro, cada um tem seu próprio estilo e preferências, mas fiquei realmente impressionado com o trabalho dele, o que só me motivou ainda mais a continuar aprendendo.
Então, como você pode continuar aprimorando sua habilidade? A melhor maneira é se cercar de pessoas que o mantenham em constante aprendizado e exploração.
Encontre um mentor
Uma das melhores formas de se tornar um especialista é aprender com alguém que você considera um especialista no que faz.
Um dos meus mentores é Ansel Adams—um dos maiores fotógrafos de paisagens da história—mesmo ele não estando mais vivo. Li todos os seus livros sobre fotografia, sua biografia e suas obras coletadas, e ele sempre me ensina algo novo. Além dele, aprendi muito com meu melhor amigo, Josh Wordel, que sempre esteve envolvido com fotografia. Desde a infância, ele me ajudou a desenvolver meu interesse e habilidade. Estamos constantemente trocando ideias e usando esse conhecimento para evoluir nossa visão criativa, além de trabalharmos juntos em projetos que acreditamos.
Quem na sua vida pode ensinar algo a você? Existe um ex-chefe ou professor que você respeita e adoraria aprender mais? Há workshops online que podem ajudá-lo a entender melhor sua profissão ou adquirir novas habilidades? Pense em quem pode ajudá-lo a se tornar um freelancer melhor e desenvolva um relacionamento com essa pessoa.
Pratique
Além de encontrar um mentor, seu próximo passo é praticar constantemente suas habilidades na sua área de atuação.
É aqui que entra a teoria das 10.000 horas de Malcolm Gladwell. Pense nisso—por que Serena Williams é uma das melhores tenistas do mundo? Porque, mesmo sendo excelente, ela continua treinando mais do que todos os outros. Ela já é uma das melhores, não precisaria treinar tanto, mas sabe que, para manter sua posição, precisa se aperfeiçoar constantemente. O mesmo se aplica a você.
Além da experiência prática no trabalho, você pode:
- Participar de workshops ou cursos de certificação na sua área
- Ir a eventos de networking para conquistar novos clientes e conhecer as tendências do setor
- Atualizar seu portfólio e perfis online com novos trabalhos e conquistas
- Criar seus próprios projetos criativos para impulsionar sua carreira
- Estudar sua área por meio de livros, vídeos e conteúdos especializados
O tempo e esforço que você investe ditarão o sucesso e a satisfação que terá com seu trabalho. Mas, mesmo com 10.000 horas de prática e dedicação, será que você pode se chamar de especialista?
Você precisa ser um especialista para ter sucesso como freelancer?
Honestamente, eu nunca me chamaria de especialista em nada.
Acredito que a humildade é essencial em qualquer profissão. Mesmo que você se torne um dos melhores no que faz, sempre haverá alguém surgindo para desafiá-lo. E isso é especialmente verdadeiro no mundo freelancer.
Como fotógrafo, cobro entre R$ 1.500 e R$ 2.500 por hora em um ensaio. Para alguns clientes, esse preço é acessível, mas para outros, está fora do orçamento. O que acontece? Quem não pode pagar esse valor procura outro fotógrafo que atenda às suas necessidades financeiras. Esse profissional pode não ser um “especialista”, mas entrega um trabalho que se encaixa no que o cliente deseja.
Por isso, freelancers não precisam ser especialistas para conseguir trabalho—basta ter um portfólio consistente e confiável com o qual os clientes possam se conectar.
Se você é um freelancer buscando aprimorar suas habilidades, o Workeet é um ótimo lugar para começar. Cadastre-se agora e comece a construir a carreira que deseja!